Página inicial > Últimas Notícias > Pescadores do pargo concluem curso de formação de aquaviários e recebem certificados no IFPA campus Bragança nesta sexta (22)

Cerimônia no auditório marca o encerramento do curso para 35 pescadores profissionais, que receberam também a carteira profissional emitida pela Capitania dos Portos

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h58
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 19h44

Um grupo de 35 pescadores do Bacuriteua, do Portinho da Aldeia, do Jiquiri e da sede do município de Bragança concluiu, nesta sexta-feira (22), o curso de formação de aquaviários (POP1/MOP1). Todos eles atuam profissionalmente na pesca do pargo (Lutjanus purpureus), uma das atividades mais importantes da cadeia pesqueira na região Bragantina.

A turma de concluintes é a segunda dedicada exclusivamente a pescadores do pargo. A primeira, com 46 profissionais, concluiu a formação em março de 2023.

Ofertado desde 2019 pelo Núcleo de Ensino Profissional Marítimo do IFPA campus Bragança (NEPMar), o curso de formação de aquaviários é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre o IFPA, a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Bragança. Em 5 anos mais de 300 profissionais receberam a certificação pelo IFPA.

Multidisciplinar, o curso habilita seus participantes para a condução segura de embarcações, para o cumprimento das regras de navegação e para a atuação com segurança em situações de emergência a bordo. A última etapa de aulas do curso, esta semana, foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bragança, com atividades práticas de combate a incêndios.

Gestores participam da entrega de certificados no IFPA

Momento de alegria para os formandos, que reuniram familiares e convidados no auditório do IFPA, a cerimônia de conclusão do curso foi prestigiada pelo vice-prefeito de Bragança, dr. Mário Júnior, pela secretária Marcely Castanho, de Planejamento, e pelos secretários Afonso Milhomen, da Infraestrutura, e Danilo Gardunho, da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, um dos coordenadores do curso. Também estiveram presentes o vereador Chiquinho Mendes, representando a Câmara Municipal de Bragança, e o suboficial sargento Carlos Ribeiro, da Capitania dos Portos.

Abel Pojo, diretor-geral do IFPA campus Bragança, participou da entrega dos certificados à turma, ao lado dos professores Francisco José, coordenador do Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar) do IFPA campus Bragança, e da professora Simone Maria, coordenadora de Extensão do IFPA em Bragança, que saudou em discurso a iniciativa e os novos pescadores profissionais. Também estava presente o professor Eduardo Rangel, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Pará, campus universitário de Bragança.

O registro na Capitania dos Portos e a expedição do documento profissional de pescador são necessários para tripular e conduzir embarcações de pequeno e médio porte. A iniciativa, que envolve várias instituições ligadas à pesca, promove a profissionalização da atividade na região de Bragança.

Para saber sobre o Nepmar, acesse braganca.ifpa.edu.br/nepmar

Fotos cedidas por Mario Jr, Maria Eduarda e Abel Pojo