Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA doa 1000 mudas de árvores nativas da Amazônia neste sábado (16) em Bragança
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA doa 1000 mudas de árvores nativas da Amazônia neste sábado (16) em Bragança

Ação alusiva à Semana da Árvore Amazônica em parceria com o ICMBio estimula a recomposição de áreas verdes com espécies da região

  • Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 07h50
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 08h00
imagem sem descrição.

Mil mudas de árvores nativas da Amazônia serão doadas neste sábado (16) em Bragança, nordeste do Pará. 

Entre as espécies que serão distribuídas gratuitamente estão algumas das mais ameaçadas de extinção no bioma, como o mogno brasileiro, a ucuuba e o cumaru.

As mudas disponíveis para doação foram plantadas por estudantes no EcoEspaço do IFPA em Bragança, um projeto de extensão que funciona como um berçário da floresta. De lá saem milhares de mudas que ajudam a recompor áreas degradadas na região.

A ação alusiva à Semana da Árvore Amazônica será na sede do ICMBIo, parceiro do EcoEspaço do IFPA, na avenida Nazeazeno Ferreira, Centro, a partir das 8h.

Estarão disponíveis mudas de sumaumeira, andiroba, caju da praia, pau preto, cacau, cupuaçuzeiro, cumaru, ipê amarelo, lanterneira, biribá, abacabi, açaí-açu, mogno brasileiro, abricó-de-macaco, tauari, ucuuba e araçá-boi.

O professor Roberto Senna, responsável pela atividade, explica que a distribuição de mudas também é uma ação de educação ambiental que envolve estudantes e a comunidade. Ao receber a doação, o morador é orientado sobre o manejo adequado da espécie, sua importância para a região e seu ciclo de desenvolvimento. 

A Semana da Árvore Amazônica este ano homenageia o ipê roxo (Handroanthus impetiginosus Bignoniaceae), que floresce e colore a floresta a partir do mês de maio.

 

Mudas plantadas por estudantes ajudam a recompor áreas degradadas

Bragança tem poucos fragmentos preservados de floresta nativa, um deles fica dentro do próprio IFPA e é mantido pelos pesquisadores e estudantes do Instituto. 

As áreas de borda deste fragmento passam por um processo de recomposição com o plantio de espécies nativas produzidas no EcoEspaço, algumas delas muito ameaçadas pela exploração comercial da madeira.

A porção de floresta dentro do IFPA campus Bragança pode ser visitado por pequenos grupos, que fazem a chamada Trilha Caeté, de 1,2 km no meio da floresta. 

O EcoEspaço também funciona como uma sala de aula aberta a visita de alunos de todas as idades de escolas da região. Lá eles aprendem sobre a recomposição de áreas florestais, sobre a coleta e preparação de sementes e a utilização de materiais reciclados para acondicionar mudas. O EcoEspaço do IFPA em Bragança faz regularmente a doação de mudas a órgãos e prefeituras da região. Para saber mais sobre as ações do projeto, acesse instagram.com/ecoespacoifpabraganca

Serviço
IFPA doa mudas no ICMBio de Bragança

Na sede do ICMBIO em Bragança, avenida Nazeazeno Ferreira, 704, Centro.
Distribuição gratuita à comunidade das 8h às 12h

 

Informações pelo número (91) 98808-4999

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->