Página inicial > Últimas Notícias > Campus Bragança aprova Plano de Oferta de Cursos para o ciclo 2024-2028

Campus Bragança aprova Plano de Oferta de Cursos para o ciclo 2024-2028

Audiência Pública sobre o planejamento do IFPA na região contou com a participação de alunos, egressos e representantes da comunidade

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 11h48
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 07h55

O IFPA campus Bragança aprovou, na manhã desta terça-feira (12), o Plano de Oferta de Cursos para os próximos cinco anos. Parte central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus, o quadro de cursos apresenta duas novidades para o ciclo 2024-2028: uma nova graduação tecnológica na área da gestão do turismo e uma nova pós-graduação, voltada para estudos amazônicos, meio ambiente e sustentabilidade.

Os dois novos cursos têm início previsto para o ano de 2025 e surgem a partir da estrutura já implementada no campus do IFPA em Bragança e seu corpo docente.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo se integra ao eixo "Turismo, Hospitalidade e Lazer", dos quais já fazem parte os cursos técnicos de Eventos e Guia de Turismo, ambos com turmas ativas. E é parte de um esforço de verticalização do IFPA na área. A previsão é que o curso de Gestão Turismo tenha sua primeira turma no turno da tarde em 2025.

A outra proposta aprovada durante a Audiência Pública desta terça-feira (12) foi a Especialização em Educação em Estudos Amazônicos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (PPGEAMAS), que aproveita a estrutura e o corpo docente da Especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PPGCADS), que será encerrada em breve.

O Plano de Oferta de Cursos 2024-2028 também detalha a oferta dos cursos já existentes no campus, incluindo os turnos em que as vagas serão disponibilizadas a cada ano.

Comunidade apresentou propostas de cursos

A audiência pública no IFPA campus Bragança também abriu espaço para a apresentação de propostas de cursos pela comunidade, que devem ser debatidas e aprimoradas ao longo dos próximos anos. Entre as propostas apresentadas estavam uma especialização em Turismo de Base Comunitaria, um curso tecnológico voltado à Engenharia Agrícola e uma Especialização na área da Agroecologia, todas elas vinculadas a cursos já ofertados no campus e associadas a setores produtivos importantes na região.

Diretor-geral do IFPA campus Bragança, o professor Abel Pojo participou da audiência e ponderou sobre as condições para a abertura de novos cursos, desde a estrutura física disponível de salas e laboratórios até o corpo técnico e docente do campus.

Abel Pojo apresentou um panorama sobre o processo de expansão do IFPA em Bragança. Em 2022, apontou o diretor, Bragança alcançou o posto de terceiro maior campus em número de alunos do IFPA, atrás apenas dos campi de Belém e Castanhal, mesmo mantendo uma estrutura organizacional consideravelmente mais modesta. Abel Pojo enfatizou que o campus atua no limite de sua proporção legal de professores e servidores técnico-administrativos (TAE), com 82 docentes e 44 TAEs, e que isso limita as iniciativas de novos cursos. O diretor-geral também indicou que as ações da gestão apontam no sentido de melhorar a estrutura dos cursos já ofertados e dos indicadores acadêmicos, além de ampliar as ações de pesquisa, extensão e inovação na região.

A audiência pública do IFPA campus Bragança foi conduzida pela comissão que atua na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do campus, que mantém uma agenda de reuniões desde 2023. Coordenador da comissão, Michel Guerreiro abriu as apresentações falando da importância do PDI e da discussão do plano de cursos com a comunidade.

O plano de ofertas aprovado durante a audiência, explicou Michel Guerreiro, tomou como base pareceres elaborados pelos colegiados dos cursos, compostos por professores, alunos e técnicos. Esses documentos foram organizados na forma de relatos circunstanciados, que apresentam as condições para a manutenção das ofertas e eventuais ajustes. Para as propostas de novos cursos, foram elaborados estudos de viabilidade técnica para cada eixo.

Todos os documentos da audiência pública serão disponibilizados ao público. Veja abaixo.

Relatos circunstanciados sobre a oferta de cursos (em breve)

Apresentação do Plano de Oferta de Cursos (em PDF)

Ata da audiência pública de 12 de março de 2024 (em breve)

Apresentação PDI 2024 - Audiência Pública de ASCOM Bragança